Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Design & cultura material: outros olhares

Categorias ,

R$ 0,00

selo garantia

Gostou desse livro? Compartilhe com seus amigos

Descrição

GRATUITO, APROVEITE!!!
Produto digital, tenha acesso imediatamente após a compra.
Design & cultura material: outros olhares – DIGITAL
Autores: Marilda Lopes Pinheiro Queluz
Ano: 2020, 1ª edição
Número de Páginas: 245
eISBN: 978-65-88596-42-5
Este livro pretende discutir o conceito de cultura material e problematizar as estratégias de pesquisa em design, procurando valorizar todas as pessoas envolvidas nas várias etapas de projeto, nas materialidades dos artefatos e na construção de significados. Retoma-se aqui, de modo crítico, a ideia tão cara a Daniel Miller de que as coisas que construímos, usamos, descartamos, acabam, de alguma forma, por nos constituir como sujeitos. Evita-se a visão de design colado a posturas de um determinismo tecnológico, optando-se por sublinhar a agência das pessoas, as diferenças e trocas culturais, as resistências e negociações frente às relações de poder e às estruturas hegemônicas. Buscam-se novas interpretações e abordagens para a história do design, destacando as ações coletivas, as práticas cotidianas, as subjetividades imbricadas nas narrativas, as experiências vividas, as memórias de saberes e fazeres, as negociações diárias de processos construtivos, opções de materiais, aspectos simbólicos, disputas de representações de gênero, de raça e etnia, de classe, de gerações. Procura-se compreender como as instâncias do cotidiano são recriadas na memória, normatizadas pelas revistas de decoração, tensionadas e reinventadas por trabalhadores e trabalhadoras. Abordam-se no livro diferentes perspectivas em torno dos acervos, coleções, registro de técnicas; redes sociais e espaços virtuais; o espaço urbano e os entrecruzamentos sociais, culturais, entre mídias e comunicação visual; o design de interiores, os arranjos domésticos e as revistas de decoração como mídias de estilos de vida.
Envie uma mensagem pelo WhatsApp.