Descrição
GRATUITO, APROVEITE!!!
Produto digital, tenha acesso imediatamente após a compra.
Pasolini e … Design Educação Cultura – DIGITAL
Autor/Organizadores(es): Gamba Junior e Solange Jobim
Ano: 2022
Número de Páginas: 176
ISBN: 978-65-87913-80-3
Este livro é resultado de uma longa trajetória de ensino e pesquisa sobre a obra de Pier Paolo Pasolini, uma parceria dos programas de pós-graduação de Artes & Design e de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Como parte dessas ações, desde 2011, temos administrado nesses programas uma disciplina sobre o autor. Assim, com a edição desta publicação, celebramos não apenas os 100 anos de seu nascimento, mas também os dez anos da disciplina.
O livro surge da ideia de reunir as leituras realizadas por pesquisadores quando cursaram essa disciplina e que, ao se apropriarem da obra de Pasolini, comprovam a amplitude dos desdobramentos que essa experiência provocou em seus leitores e em seus universos plurais de pesquisa. O que se destaca nos textos que compõem a presente obra, além da diversidade de temas na produção do saber em ciências humanas, é também o diálogo com diferentes autores e objetos de estudo, metodologias de trabalho e abordagens semiológicas. A coletânea certifica a atualidade que a obra de Pasolini oferece para uma releitura contemporânea de questões políticas, sociais e culturais pertinentes à realidade brasileira e da América Latina.
Na capa, o destaque é para a máquina de escrever do autor porque, embora ele seja mais conhecido como cineasta, neste livro, destacamos sua produção multifacetada como ensaísta, semiólogo, poeta, romancista, dramaturgo e desenhista. Na arte, um corvo recupera a inicial de seu nome no teclado, trazendo sua obra para o presente, reforçando a alegoria de mensageiro de notícias boas e ruins geralmente associada ao animal. Animal que em sua obra tem várias inserções como no filme-fábula Gaviões e Passarinhos (1966) onde um corvo falante também é portador de uma mensagem. Ele representa a voz do manifesto comunista diante dos protagonistas, pai e filho, na Itália do Pós-guerra. Uma mensagem nem sempre legível e fácil de ser recebida, mas cada vez mais importante para o debate sobre a contemporaneidade.
Avaliações
Não há avaliações ainda.